Os servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro vão ganhar, a partir do dia 25 de outubro, um novo sistema de administração do crédito consignado: o Consig-RJ. O sistema poderá ser consultado pelos servidores no site da Secretaria de Planejamento e Gestão.
Por meio do sistema, o servidor vai poder verificar as suas margens consignáveis nas modalidades de empréstimo, cartão de crédito e financiamento imobiliário, além de acompanhar os contratos de empréstimos realizados. Todo o seu histórico e os dados dos contratos ficarão disponíveis na web. Ao acessá-lo, o funcionário verá os seguintes dados: nome do banco, tipo (exemplo: empréstimo), data de assinatura do contrato, número total de parcelas, quantidade de parcelas pagas, valor de cada parcela, soma das prestações restantes e situação atual.
Segundo o secretário Sérgio Ruy Barbosa, o novo sistema vai permitir ao servidor uma maior transparência, já que ele poderá consultar a sua margem consignável e simular empréstimos.
- O sistema vai aumentar a concorrência dos bancos e dar mais comodidade para o servidor, na linha do que já estamos fazendo com o simulador de aposentadoria e a concessão de pensões - disse.
O secretário também destacou como vantagem a tendência de redução nas taxas de juros, já que aumentará a concorrência.
- Com o sistema, o servidor não precisa de intermediários e nem do banco para fazer a simulação do empréstimo. Ele acessa a informação de forma independente.
A consulta ao empréstimo consignado será on-line, mas a formalização continuará a ser feita na instituição bancária. Atualmente, existem 980 mil contratos de consignado no Estado, com prazo médio de 48 meses.
Dúvidas, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário